ALUNOS

NEWSLETTER

Receba as nossas notícias
e novidades em seu e-mail:

VÍDEOS

PARCEIROS

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS*

Dr. Waldemar Magaldi Arteterapia

O trabalho da Arteterapia tem como objetivo estimular e capacitar a potencialidade criativa das pessoas, por meio de técnicas menos racionais, despertando disposições expressivas não verbais, além de utilizar as expressões criativas de forma psicoterapêutica, possibilitando a simbolização das intercorrências geradoras de sofrimento e a superação das crises, permitindo caminhos transformadores para a saúde biopsicossocial e espiritual. Por isso, a Arteterapia é uma excelente ferramenta no processo da Psicologia Analítica, que visa a simbolização dos sintomas físicos, relacionais, laborais, familiares, sociais e até espirituais, facilitando o engajamento consciente do ego ao processo de individuação, que equivale ao alinhamento com o sentido e o significado existencial, respeitando a condição única, complexa e criativa de cada indivíduo.

Na minha visão, a atividade de um arteterapeuta é de caráter transdisciplinar, permeando os campos da ciência psicológica, psiquiátrica, fonoaudiológica, comportamental, corporal, sociológica, ocupacional e educacional, respeitando a visão integral do Ser. Ficando implícito que a Arteterapia é uma atividade muito alinhada com as bases da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, precursor tanto desta prática quanto das abordagens transpessoais.

A experiência estética, que a Arteterapia possibilita, pode despertar as pessoas para a reflexão ética da sua existência e atitudes. Enquanto a ética é muito mais profunda do que a moral, porque ethos vem do íntimo de cada um, a moral é a resultante do processo civilizatório, e vem de fora, por meio da educação e transmissão dos valores culturais. A ética vem da relação com o si-mesmo, também chamado de Self. O arteterapeuta pode trabalhar com diversos materiais das artes plásticas ou cênicas, e oferecer conhecimentos técnicos básicos para que o cliente possa lidar com essas técnicas expressivas. Não é exigido talento artístico, pois o objetivo não é ensinar artes e jamais poderá ser emitido qualquer juízo crítico a respeito da capacidade ou habilidade do resultado expressivo. Qualquer pessoa pode se beneficiar desse processo que estimula a liberdade de expressão, restituindo a autoestima e o amor próprio. Levando em conta que só após a reparação do amor próprio é que poderemos amar o outro livremente e, consequentemente, deixa-lo livre, inclusive para não nos amar. Porque toda forma de dependência aprisiona! Estando livre, passamos a respeitar as escolhas do outro, porque liberdade respeita liberdade.

É importante deixar claro que, no Brasil, não existe nenhum órgão regulamentador da Arteterapia e que todas as associações ou uniões de associações são meros agrupamentos de pessoas físicas, sem qualquer amparo legal para arbitrar, regulamentar ou reconhecer o arteterapeuta. Por isso, nós do IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, criamos a SOBRARTE - Sociedade Brasileira de Arteterapia, para dar guarida e referencia a nossos alunos espalhados pelo Brasil afora. Mesmo assim, não temos nada a nos opor à tentativa de integrar as várias associações, mas não aceitamos ingerência e interferência na grade curricular e dos docentes do nosso curso de especialização em Arteterapia e Expressões Criativas, que titula e forma especialistas em Arteterapia, com reconhecimento pelo MEC, conferindo amparo legal e tranquilidade de atuação a todos nossos alunos que receberam o certificado de especialização passando, automaticamente, a membros filiados à SOBRARTE. Por isso, cremos ser um desserviço para o futuro da Arteterapia brasileira esses grupos sectários e protecionistas que agem mais a serviço da reserva do mercado do que do conhecimento, prática e ensino da Arteterapia, atuando de forma segregacionista, ao invés de integrar os profissionais atuantes.

O curso de Arteterapia e Expressões Criativas do IJEP existe há mais de 10 anos, temos inúmeros alunos formados e atuantes pelo Brasil afora, sua carga horária total é de 636 horas, com atividades programadas, atendimentos e supervisões, além de termos professores, todos especialistas em Psicologia Junguiana e a maioria deles com titulação de doutorado, muito experientes na docência e atuação clínica, tanto na Psicologia Analítica quanto na Arteterapia e Expressões Criativas. Para maiores informações visitem o site da SOBRARTE: www.sobrate.com.br ou do IJEP: www.ijep.com.br

* WALDEMAR MAGALDI FILHO. Psicólogo, especialista em Psicologia Junguiana, Psicossomática e Homeopatia. Mestre e doutor em Ciências da Religião. Autor do livro: "Dinheiro, Saúde e Sagrado", Ed. Eleva Cultural, coordenador dos cursos de especialização em Psicologia Junguiana, Psicossomática, Arteterapia e Expressões Criativas do IJEP (www.ijep.com.br), oferecidos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Mais Artigos

Copyright © 2011   Waldemar Magaldi - Todos os direitos reservados