ALUNOS

NEWSLETTER

Receba as nossas notícias
e novidades em seu e-mail:

VÍDEOS

PARCEIROS

Eventos

EM BREVE LANÇAMENTO DO LIVRO: PSICOLOGIA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE C. G. JUNG À PNEI - PSICONEUROENCOCRINOIMUNOLOGIA

Este livro surgiu da necessidade de oferecer aos alunos dos cursos de pós-graduação lato-sensu, que titulam e formam especialistas em: “Psicoterapia junguiana”; “Psicossomática”; “DAC – Dependências, abusos e compulsões” e “Arteterapia e expressões criativas” oferecidos pelo IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, coordenados por mim e chancelados pela FACIS – Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, com turmas nas cidades de São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória, entre outras. Está é a primeira de uma série de produções que a Eleva Cultural – Editora e Livraria Virtual, pretende fazer com a parceria dos professores destes cursos, para expressar de forma sintética e criativa a maneira de pensar e de fazer frente a este conjunto teórico e prático, extremamente rico, abrangente, belo, complexo e emergente.

Neste livro estão os conhecimentos introdutórios do trabalho de Carl Gustav Jung, associados à visão psicossomática, que vê o ser humano de forma integral. Ele será a base de conhecimento tanto para os alunos dos cursos de pós-graduação acima citados, quanto para os profissionais que atuam com o ser humano de forma holística e integral, incluindo os cuidadores dos transtornos de DAC, que atualmente já é uma doença mundial e epidêmica e de raríssimo sucesso de cura, e para o aprimoramento dos educadores e arteterapeutas.

Esta produção pretende ir muito além da ciência, contribuindo para a formação dos profissionais de ajuda e saúde dando-lhes bases teóricas e condições para estimular o autoconhecimento de todos os leitores. Neste sentido, quero deixar expresso que nesses últimos anos todo meu empenho está voltado para a educação dos educadores e de todos os profissionais de saúde. Porque acredito serem as pessoas com maior capacidade de acelerarem o processo da emergente e necessária mudança de paradigma da humanidade, na direção de valores e atitudes voltados para inclusão social, auto-sustentabilidade, cuidados com a biodiversidade, diminuição do consumo e da necessidade de crescimento contínuo, fomentando o sentimento de amorosidade universal e incondicional. Pois esses profissionais interagem com pessoas que estão predispostas para mudanças, pois tanto os educandos quanto os doentes encontram-se numa janela de oportunidade para refletirem sobre si mesmos e sobre o mundo, em busca de sentido e significado para as suas existências.

É interessante observarmos que essa missão deveria ser inerente a todos os religiosos, independentemente de seus credos ou denominações, mas infelizmente a grande maioria deles se perdeu na vaidade e no fascínio do poder e da riqueza material, esquecendo-se que religião significa religação, ou seja, poder dar ao ser humano a capacidade de perceber que Deus está no íntimo de cada um e jamais vai ser dominado por indivíduos ou grupos, pois Ele está em tudo e tudo pertence a Ele!

Por isso, a meu ver, na função de professor e coordenador destes cursos, sei que este material é de grande importância para o estudo destes temas, extremamente necessários para os profissionais das áreas de humanas e saúde. Principalmente neste momento de crise global, onde deparamos com a eminência do risco da destruição do planeta e das estruturas sociais, devido ao colapso do sistema econômico e da natureza humana, que vem expressando uma infinidade de sintomas físicos ou psíquicos como à atual epidemia de depressão, o crescente erro médico – atualmente é a terceira maior causa mortis devido aos efeitos iatrogênicos – e a emergência das DAC, expressa no consumo abusivo de substancias psicoativas que interferem no construto ético da humanidade. Porque o pensamento de Jung vai muito além da psicologia, englobando sociologia, antropologia, filosofia, medicina, economia, física, ciências da religião e artes, entre outras áreas do conhecimento humano, devido sua visão integral e não reducionista.

Esta é a razão de associarmos a psicossomática ao pensamento de Jung, pois é necessário compreende-la como um substantivo, e não na condição adjetiva, atribuindo-a apenas a alguns tipos de doenças e seus respectivos sintomas. Porque, devido nossa visão integral, sabemos que não pode existir a separação entre corpo, mente, alma e espírito, continuamente interagindo, afetando e sendo afetado pelas demandas de adaptação ao mundo exterior e as do mundo interior com suas exigências biológicas, instintivas e do inconsciente pessoal e coletivo.

Mais Eventos

10/12/2016 - EM BREVE LANÇAMENTO DO LIVRO: PSICOLOGIA JUNGUIANA E PSICOSSOMÁTICA

DA TRANSDISCIPLINARIDADE DE C. G. JUNG À PNEI - PSICONEUROENCOCRINOIMUNOLOGIA

1 
Copyright © 2011   Waldemar Magaldi - Todos os direitos reservados