ALUNOS

NEWSLETTER

Receba as nossas notícias
e novidades em seu e-mail:

VÍDEOS

PARCEIROS

PALESTRAS

PALESTRAS MOTIVACIONAIS PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E A INTEGRAÇÃO SOCIAL:

Tenho proferido várias palestras, para o público em geral, em: Empresas, Escolas, Hospitais, Congressos e Eventos diversos, cujo teor visa contribuir para que as pessoas reflitam sobre a vida, suas atividades profissionais, a qualidade e a excelência existencial. Enfim, sobre temas atuais e presentes no cotidiano das pessoas.

O método de trabalho começa por uma explanação sobre o tema a ser discutido, onde utilizo recursos como quadro negro, retro-projetor ou data show, apesar de não serem imprescindíveis. A explanação inicial é de aproximadamente duas horas onde posteriormente me coloco à disposição para perguntas e respostas criando possibilidade de fazermos vivências para sedimentar e permitir uma relação mais estreita entre os participantes e o assunto da discussão.

Cada palestra/encontro é focada levando em conta as necessidades dos participantes, dos proprietários/empresários/diretores/contratantes; dos funcionários/empregados/público/audiencia e até dos clientes/consumidores. Desta forma, é interessante uma sondagem para levantamento das reais dificuldades e das potencialidades presentes em cada situação.

 
Abaixo relaciono alguns temas que já forma trabalhados e servem de sugestão para os eventos:

"COMPETITIVIDADE E HUMANIDADE NAS ORGANIZAÇÕES. UMA RELAÇÃO POSSÍVEL".
Nesta palestra amplio as idéias atuais da competitividade e do pensamento neoliberal, alertando que, sem uma consciência sobre os ideais que permeiam as disputas e as competições, corre-se o risco de uma perda total do equilíbrio, provocando uma massificação desumana e descontrolada.


"REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS: O ENCONTRO, A ALIANÇA, O CONVÍVIO, A TRAIÇÃO E A SUPERAÇÃO".
Meu objetivo, nesta palestra, é o de mostrar que sem maturidade e consciência, as relações correm sempre o risco do fantasma da traição, porém, este sentimento e esta vivência podem ser o prenúncio de uma transformação positiva e integradora.


"A BUSCA DO SAGRADO NA VIDA COTIDIANA E NO TRABALHO." 
O trabalho cotidiano não pode ser uma repetição profana e enfadonha, aquele que perceber que todo ofício pode ser sagrado, descobrirá o sentido sacrificial de sua atuação, encontrará o significado existencial e o prazer pela vida. 


"CRIATIVIDADE E MUDANÇAS DE PARADIGMA". 
A intenção é de criar condições para que os funcionários passem por um processo de mudança com sentimentos de segurança e confiança na empresa e neles mesmos. Motivá-los a um maior dinamismo pessoal, com participação, atuação e envolvimento com as transformações pretendidas. Desenvolver um senso cooperativista com base na inter-relação entre os funcionários e a empresa.


"FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES E DE FUNCIONÁRIOS, LUCRATIVIDADE E COMPETITIVIDADE".
Tem por objetivo estabelecer um plano de carreira para que os funcionários se sintam pertencentes à empresa e inseridos em um processo de crescimento e desenvolvimento continuado, mantendo-os motivados, envolvidos e ativos no processo de crescimento e mudança da empresa. Estabelecer uma consciência holista onde os funcionários possam perceber que a totalidade da empresa pertence a eles e que eles pertencem a totalidade da empresa.


"O SABER CUIDAR COMEÇA PELO SABER CUIDAR-SE".
Quem ama cuida. Desta forma, para cuidar é preciso primeiro saber se amar, se respeitar e se valorizar. Neste encontro discutiremos o amor, em todas as suas formas de manifestação ao longo da evolução, associando com técnicas de autoconhecimento e de autocura. Sempre enfocando o PRESENTE como o grande meio para a busca da saúde.


"O BOM O BELO E O VERDADEIRO".
O Bom o Belo e o Verdadeiro são responsáveis pela Ética, pela Estética e Pela Ciência. Integrar estes três Gigantes da alma é o grande desafio para quem busca uma vida integral e plena de sentido.

"NASCIMENTO E MORTE. OPOSTOS COMPLEMENTARES DA EVOLUÇÃO".
Inicialmente faremos a explicação do significado da vida sob a ótica da psicologia junguiana, como uma busca de sentido e de crescimento  rumo ao sí mesmo, que é o processo de individuação. Para isso permearemos pensamentos filosóficos e a história do processo de evolução da humanidade, no sentido de "entender" a importância do simbolismo da morte para a verdadeira vida. Para Jung quem tem medo da morte tem medo da vida, como cita Sêneca (século I DC), viver é um eterno aprender, mas no fundo é um aprender a morrer. 


"PLANEJAMENTO  E REALIZAÇÃO DE METAS".
O planejamento deve ser específico, mensurável, atraente, realista e executado a tempo, ou seja, precisa ser SMART (palavra, que em inglês significa inteligente, é formada pelas iniciais de specific, measurable, attractive, realistic e (on) time).

OUTROS TEMAS SUGERIDOS:

"AS QUATRO FACES DA MULHER EMPREENDEDORA DE SUCESSO".

"MOTIVAÇÃO, CRIATIVIDADE E PLANEJAMENTO".

"EMPREENDEDORISMO E FEMINILIDADE, UMA CONDIÇÃO DE SUCESSO".

"AUTOCONHECIMENTO! CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO EXISTENCIAL".

"SERVIR PARA SER - O NOVO PARADIGMA DA MODERNIDADE".

"CUIDADOS COM OS CUIDADORES - LIÇÕES DE VIDA PARA A VIDA".

"AS DEUSAS E AS MULHERES - REFERÊNCIAS ARQUETÍPICAS PARA O AUTOCONHECIMENTO E O SUCESSO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS".

"DEUSES, HERÓIS E A MASCULINIDADE - REFERÊNCIAS ARQUETÍPICAS PARA O AUTOCONHECIMENTO E O SUCESSO NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS".

"A CONQUISTA DA FELICIDADE FRENTE AS DEMANDAS CONTEMPORÂNEAS".

"DINHEIRO, SAÚDE E SAGRADO - CORRELAÇÕES PSICOLOGIAS E ECONÔMICAS NA MODERNIDADE".



PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES

 CAIXA DE AUTO-RETRATO
A Caixa de Auto-Retrato é uma técnica expressiva que objetiva, além do autoconhecimento e a reflexão sobre si-mesmo, o desenvolvimento da capacidade criativa frente às crises, a melhora da auto-estima dos participantes, a conscientização situacional em que se encontram, o desenvolvimento crítico, a disponibilidade para melhora dos relacionamentos e a predisposição para a formação do espírito de equipe.

Criar é sinônimo de vida. Sem criação nossa existência perde o sentido e o significado. A criatividade é a única possibilidade para integração das polaridades e ambivalências da humanidade. É sempre o meio mais prático, simples e transcendente da resolução dos grandes enigmas e problemas que assolam a vida humana. É um compromisso extremamente sério, pois envolve, acima de tudo a ética e o compromisso com os aspectos coletivos e evolutivos. Desta forma, creio ser de extrema importância trabalhos como este, pois estão  engajados com as necessidades mais emergentes do homem contemporâneo.

O trabalho será realizado através de uma palestra explicativa com o intuito de motivar e aquecer o grupo para as atividades propostas, abordando questões éticas, teóricas e práticas do trabalho. Posteriormente faremos 12 etapas de vivências situacionais, cada uma seguida de fotos pessoais, de cada participante, e ateliê de expressão artística, enfocando e abrangendo os aspectos emocionais, físicos, espirituais, profissionais, familiares e sociais, que influenciam e norteiam as atitudes e os afetos do ser humano.
           
Este trabalho deverá ser feito em grupos. O objetivo é de formar facilitadores / multiplicadores que darão continuidade a esta atividade. Desta forma, o custo per capta, levando-se em conta as abrangências, os benefícios e a profundidade deste trabalho, se relativiza, permitindo um manancial simbólico que serve como uma  fonte inesgotável de conteúdos a todos os participantes desta atividade.

Copyright © 2011   Waldemar Magaldi - Todos os direitos reservados